Home - Página Inicial Reinaldo > Descoberta das Ruínas de Maran panpa

Descobrimento das
Ruínas de Maran panpa, Peru


As Ruínas de Maran panpa no Peru foram inicialmente localizadas nas proximidades de Machu Picchu por Reinaldo Escada Chohfi através da detecção de feições lineares no trabalho Interpretação de Fotografias Aéreas de Machu Picchu, Peru (Interpretation of Aerial Photographs of Machu Picchu, Peru) realizado como requisito de conclusão da disciplina de sensoriamento remoto Earth from Above (Geog 169, Geography Department, UCLA), ministrado pelo Prof. Dr. Norman J. W. Thrower no inverno (janeiro a final de março) de 1986.

A localização incial das Ruínas de Maran panpa foi resultado da interpretação detalhada das fotografias aéreas e elaboração dos seguintes mapas da região de Machu Picchu:

  • Cobertura do Solo
  • Sistema de Drenagem
  • Depósitos Aluviais
  • Falhas Geológicas

Conforme detalhado pelo autor neste trabalho nas páginas 50 e 51:

"A maior quantidade de desmatamento ocorreu na área localizada a esquerda das ruínas de Machu Picchu e na margem direita do rio Urubamba. Este área parece que foi limpa e utilizada desde o passado recente (ca. 650 A.D.) até o presente (1956) devido as diferentes assinaturas. As áreas com as assinaturas mais brilhantes são aquelas que foram exploradas in 1956 quando as fotografias foram tomadas. Por outro lado, há áreas com assinaturas mais escuras que aparentam terem sido exploradas no passado estando abandonadas agora e tendo certo grau de cobertura de vegetação.

Uma dessas áreas é localizada no terraço aluvial mais alto a direita do afluente perene. Esta área tem três assinaturas distintas na fotografia vertical. Essas assinaturas tem uma variação de tonalidade do cinza claro ao cinza bem mais escuro. A área com tom de cinza mais claro tem pouca vegetação e vários lineamentos são visíveis. A assinatura de tom mais escuro parece ser árvores baixas ou arbustos, que tem uma assinatura diferente da "ceja" em volta e tem limites bem definidos e lineares. A terceira assinatura tem um tom que está entre aqueles já descritos. Esta área é mostrada na Figura 40.

Além disso, conforme se inspeciona a área mencionada acima com uma lupa cônica de ampliação de 4X, são visíveis algumas assinaturas retangulares "como edificações". Depois, também é possível ver uma série de árvores crescendo de modo linear, que pode representar uma parede. A assinatura de tom mais escuro parece ser um grupo de edificações que estão cobertas por vegetação, assim como estava Machu Picchu quando foi descoberta em 1911. Concluindo, esta área aparenta ser um novo sítio arqueológico com edificações e terraços agrícolas."

Posteriormente, Reinaldo Escada Chohfi constatou em campo no dia 13 de setembro de 1986 que as feições lineares encontradas nas fotografias aéreas eram realmente restos de estruturas de um grande assentamento pré-hispânico abaixo da densa vegetação.

As Ruínas de Maran panpa estão localizadas a uma distância de aproximadamente 2,5 Km. em linha reta das Ruínas de Machu Picchu. Ambas ruínas estão em plena visão uma da outra. Maran panpa abrange uma área de mais de 16 Ha., enquanto as Ruinas de Machu Picchu tem quase 11 Ha. Maran panpa é considerado o maior complexo agrícola nas proximidades de Machu Picchu.

Clique em um dos links abaixo para visualizar a localização das Ruínas de Maran panpa na proximidade de Machu Picchu:

O nome Maran panpa foi dado à este sítio arqueológico devido a presença de vários morteiros (Maran, em quíchua), que são objetos para o processamento de produtos agrícolas como grãos ou folhas de coca, encontrados durante a exploração do local e a localização do sítio arquoloógico em um terraço aluvial relativamente plano (Pampa).

A hipótese de Reinaldo Escada Chohfi é que Maran panpa atuava como um grande e importante assentamento agrícola satélite de Machu Picchu, conforme exposto em Chohfi, R.E. 1987, 1988 e 1989. Foram encontrados vários morteiros, pedaços de cerâmica, restos de estruturas de edificações (medindo 2,80 x 4,0 metros) e terraços agrícolas. Mais importante, Reinaldo Escada Chohfi encontrou uma grande parede com mais de 3 metros de altura por quase 2,5 metros de largura que se extende por toda a volta de Maran panpa, como uma muralha de proteção. Esta foi a maior estrutura pré-hispânica encontrada na região de Machu Picchu até o momento.

A presença da muralha circundando Maran panpa é uma forte indicação que o local tenha sido de grande importância e utilizado para o plantio de valorosos produtos agrícolas que tinham que ser protegidos. Este mesmo tipo de proteção também é encontrado em outros importantes locais de produção agrícola pré-hispânica no Peru. A presença de um morteiro duplo, exemplar único quase não encontrado nesta região, enfatiza a importância da produção agrícola em Maran panpa.

Veja abaixo algumas das fotografias tomadas durante a exploração que constatou a descoberta de Maran panpa. Reinaldo Escada Chohfi foi acompanhado nesta exploração de campo pelo seu colega cuzquenho Arqueólogo Octávio Fernandez Carrazco. Veja também fotografias que mostram a extensão das paredes que circundam Maran panpa após remoção da vegetação, sendo que este trabalho foi realizado por entidades do Governo Peruano (INC-CORDE) em 1987-1988.


Clique na foto para ampliar

Publicações Sobre o Descobrimento das
Ruínas de Maran panpa, Peru


1990 Arqueologia Feita por Satélite Quer Reescrever História de Machu Picchu.
1989 Use of Spatial and Spectral Signatures of the Maran panpa Site, Peru in Archaeological Exploration.
(Uso das Assinaturas Epaciais e Espectrais do Sítio Maran panpa, Peru em Exploração Arqueológica.)
1987 Maran panpa: The Discovery of a Lost City.
(Maran panpa: A Descoberta de Uma Cidade Perdida.)
1987 Maran panpa: Its Discovery and Significance.
(Maran panpa: A Sua Descoberta e Significância.)
1986 New Ruins Open Door on History of Incas.
(Novas Ruínas Abrem Porta Sobre a História dos Incas.)
1986 Graduate Study: Looking for a Mosaic.
(Estudo de Pós-Graduação: Procurando por um Mosaico.)
1986 A Satellite for Macchu Picchu.
(Um Satélite para Machu Picchu.)
1986 UCLA Student Stuns Archaeological World.
(Estudante da UCLA Surpreende o Mundo Arqueológico.)
1986 Brasileiro Descobre um Velho Mistério dos Incas.
1986 Credited with Major Archaeological Find: UCLA Student May Have Opened a New Door.
(Creditado com Importante Descoberta Arqueológica: Estudante da UCLA Talvez Tenha Aberto uma Nova Porta.)
1986 UCLA Grad Student Discovers Lost City.
(Estudante de Pós-Graduação da UCLA Descobre Cidade Perdida.)

Perguntas ou Comentários? Dados para Contato ou Ligue: (12) 3153-5115
Copyright © 2012 Reinaldo Escada Chohfi. Todos os direitos reservados.